-
Arquitetos: ARTE TECTóNiCA
- Área: 4375 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tratou-se da encomenda de um projecto de substituição de 8 salas de aula do ensino básico na Escola de São Bernardo, em Aveiro.
Há cerca de uma década que a extensão para ensino básico abrigava num pavilhão pré- fabricado, agora reutilizado em pátio coberto. Localizado entre o refeitório e o ginásio, o terreno disponível, de forma retangular, está orientado aproximadamente Este / Oeste.
Foi proposto um volume com 2 pisos, entrada do exterior autónoma e cobertura em telhado, uma vez que Aveiro é dos distritos com maior pluviosidade em Portugal. Para além das 8 salas de aula, do programa faziam parte, uma sala de professores e uma sala de ginástica.
Justapondo “espaços servidos” e “espaços servidores” (op. cit. Louis Kahn), o conceito desenhado foi o de consagrar a exposição Norte às salas de aula, e de distribuir os espaços servidores ao longo do corredor central, dimensionado com largura suficiente para ter cacifos individualizados. Esta via de distribuição horizontal reproduz-se em ambos os pisos, sendo ligada por escada larga, a partir do átrio de entrada, com pé direito duplo.
A planta é aproximadamente rectangular “de risca ao meio”, com os recortes da fachada setentrional rigorosamente expostos ao Norte geográfico, para receber a luz perfeita, sem incidência solar. A entrada excepciona a ortogonalidade Este / Oeste para receber o passadiço segundo um eixo a 45º.
A cobertura articulada em 4 águas permite desenhar uma silhueta em 2 volumes justapostos com os equipamentos de conforto térmico e painéis solares escamoteados do peão. A opção por telha branca uniformiza pela cor os 2 volumes, enquadrados pelos passadiços exteriores em Thermoclear azul, acrescentando à opacidade da massa construída a leveza dos alpendres translúcidos em azul céu.